segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Câncer é o segundo maior vilão do Estado


Identificada como a segunda maior causa de mortes entre cearenses, o número de casos das neoplasias vêm crescendo a cada ano.
Entre os homens, o ano de 2009 registrou 13,9% de mortes por tumores de próstata, 10, 3% de estômago e 10% de pulmão. Entre as mulheres, no mesmo ano, as causas de mortalidade por câncer de mama representou 9,8% dos casos, contra 7,6% de pulmão e 5,4% de pulmão.

Considerando os fatores de risco, a idade pesou tanto para homens quanto para mulheres. “O envelhecimento da população vem exigindo maior atenção para o câncer”, diz o presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia, Luiz Porto.

Também coordenador do Comitê Estadual do Controle do Câncer, o médico projeta a criação de uma rede de diagnóstico em todo o Ceará. A previsão é a expansão dos Centros de Alta Complexidade, hoje representado pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e por sete Núcleos de Alta Complexidade (Nacons) para tratamento do câncer na Capital e Interior. Mais um está em planejamento, em Quixeramobim. “A ideia é compartilhar estudos e tratamentos”, finaliza.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário