domingo, 28 de agosto de 2011

Conheça um pouco de Tianguá


HISTÓRICO
Data da Criação: 31/07/1890.
Instalação: 12/08/1890.
Toponímia: Lugar onde sempre aparece o aspecto de água.
Variação Toponímica: Povoação de Barroção. Desmembrado de Viçosa do Ceará.
Padroeira: Nossa Senhora Santana. Dia: 26/07.

História:
Chamou-se inicialmente Barrocão e Santana do Barrocão. Suas origens remontam ao Século XIX, com subordinação jurídica ao Município de Viçosa e reduto composto de sitiantes e pequenos agricultores. Dadas as suas condições geologicamente privilegiadas, o reduto evolui, liderado por nomes de influência na política estadual e atrai de outras regiões, notadamente de Coreaú, figuras de expressão nacional (Almirante Rubin). Desse conjunto de fatores, fundamentalmente promissores, nasceria o povoado cujos destinos, social e economicamente são imprevissíveis.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila provêm do Decreto nº 33, de 31 de julho de 1890. Suprimida, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931 e restaurada na forma do Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. Sua elevação à categoria de Município ocorreu de acordo com o Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial constam da primitiva capela, dedicada em honra de Nossa Senhora Sant’Ana e inaugurada a 13 de maio de 1882. A Freguesia, instituída com o nome de Curato de Nossa Senhora Sant’Ana da Ibiapaba, tem como fundamento o Ato Provisional, expedido por D. Joaquim José Vieira, Bispo de Fortaleza, e datado de 27 de novembro de 1886. Desse Curato, tem-se como primeiro vigário o padre José Thomaz de Albuquerque, cuja posse ocorreu 1 6 de janeiro de 1891, quando a pedido obtêm sua exoneração, havendo como consequência o Curato de São Pedro da Ibiapina (23/01/1891).

GEOGRAFIA
Área: 854km².
Altitude: 776m.
Latitude: 3°/3’.
Longitude: 40°59’.
Mesorregião: Noroeste Cearense.
Microrregião: Ibiapaba.
Limites: Norte: Viçosa do Ceará e Granja; Sul: Ubajara; Leste: Moraújo, Coreaú e Frecheirinha; Oeste: Piauí. Distritos:Caruataí, Pindoguaba, Arapá e Tabainha. Acidentes Geográficos: Serra de Taquari e Rio Catarina. Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 1.197mm). 

5 comentários:

  1. muito bom saber essas informações sobre nossa cidade, parabens pelo blog,tá show!

    ResponderExcluir
  2. O blog tá lindo, Parabéns! Tá show!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Matheus,pela dedicação e pelo carinho que você demonstra ter pela SOMUT nas pessoas de seu Ângelo e d.Iolanda-pessoas carismáticas e casal que combina em tudo.Adoro eles também por dedicarem parte muito grande de suas vida à nós,que precisamos tanto,cara.A dedicação e paciência deles vem de uma entidade poderosíssima,o amor de DEUS.Transmita meundesejo de boa sorte pra eles sempre,que eles são dignoa de reconhecimento dessa cidade inteira aqui.Valeu!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS À SOMUT pelo seu 26. aniversário.E que presentão ganharam!!!Mas ainda estamos guardando segredo.Parabéns e Parabéns seu Ângelo e d.Iolanda linda!

    ResponderExcluir
  5. Saudações meu querido amigo Angelo Moita, extensivas a todos os seus pares, bravos defensores dessa riqueza da IBIAPABA que é a SOMUI - SOCIEDADE MUSICAL TIANGUAENSE, instituição que eu tenho a honra de dizer que sou parte dela. Goastaria muito de só ler ou ouvir coisas boas relacionadas a este inconteste trabalho.Lamenjo muito a maneira com a qual a somut está sendo tratada pelos gestores da cidade que outrora tanto contribuiu para os seus primeiros passos, vá a luta maestro, me custa crer que a nossa sociedade vá dar as costas a sua causa que na verdade é de todos nós, não desista, afinal seu histórico de luta não pode ser agora maculado com algo tão pequeno, se compararmos aos obstáculos que sabemos, tiveram de ser ultrapassados especialmente por você, conte comigo, naquilo que estiver ao meu alcance.
    Edson Antonio de Souza.
    Radialista - Rádio Clube de Fortaleza

    ResponderExcluir