terça-feira, 30 de agosto de 2011

Músicos encerram apresentações na China


Cearenses encantam chineses no Festival Internacional das Montanhas Famosas com repertório diverso.
Quixadá Os músicos cearenses, Paulo Queiroz, Helder Menezes e Rogério Jales, representando Quixadá, e Fladiana Ruiz e Marcelino Ferreira, Guaramiranga e o Maciço de Baturité, encerraram a participação do Brasil no Festival das Montanhas Famosas, no Monte Lu, ontem. O quinteto chegou à China no dia 13 passado. Dois dias depois fez uma série de apresentações no festival internacional, realizado em Lushan, situado ao sul da cidade de Jiujiang, em Jiangxi, na República Popular da China, perto do lago Poyang.

Logo a sonoridade tropical conquistou os ouvidos do povo asiático. Muitos observavam por horas, de pé, o talento do quinteto brasileiro. "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso; "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; "Bate coração", de Elba Ramalho; "O Barquinho", de João Gilberto; "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barros; "Falsa baiana", de Geraldo Pereira; "Festa no interior", de Moraes Moreira e Abel Silva; "Mamãe Oxum", de Zeca Baleiro; "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim; "Samba de uma nota só", de Tom Jobim; "Sandálias de prata", de Ary Barroso; "Último pau-de-arara e Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga. Era esse o repertório.

Além de passarem por todos os gêneros da música nacional, os artistas multi-instrumentalistas, - aliás, essa era uma das exigências para participarem do festival, saber tocar vários tipos de instrumentos -, deram provas do talento e da diversidade musical encantando o público com suas flautas, violões, saxofones e da inseparável sanfona. "Brasileirinho", de Waldir Azevedo; "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu, foram as músicas escolhidas, sempre apresentadas pelo intérprete do grupo, Getúlio Santos. Em inglês, contava um pouco da história de cada canção.

Inclusão
Quanto ao clima, de repente saíram da agradável temperatura dos 20 aos 24° para uma chuva torrencial. "É assim nessa época do ano naquela região da China", explica a secretária da Associação Internacional de Montanhas Famosas (WFMA - World Famous Mountains Association) no Ceará, Mônica Amorim. Ela representa a Secretaria Estadual das Cidades, responsável pela inclusão de Quixadá e Guaramiranga na WFMA. Ela destaca o interesse do Estado na proposta em razão dos propósitos da associação internacional em promover o desenvolvimento respeitando a natureza.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria das Cidades do Ceará: (85) 3101.4462
Av. General Afonso Albuquerque Lima - Edifício Seplag - 1ºAndar / Fortaleza

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Um comentário: